Mensagem do mês



"O amor à natureza é o único que não trai as esperanças humanas. Com ele, não há decepções".

Honoré de Balzac






Centro de qualificação profissional

A partir deste 15/05/2010, Mateus Leme passa a contar com uma pequena, mas bela solução para o problema do desemprego. Trata-se do Centro de Qualificação Profissional em Tornearia Mecânica, inaugurado pela ONG Palha de Milho, à Rua Alagoas, 70, no Distrito de Serra Azul.

Isso só se tornou possível, graças ao despojamento de inúmeras pessoas como o Sr. Waldir Teixeira Cardoso, empresário do ramo em Contagem, que nos doou o torno, em comodato; graças ao Sr. José Macieira que nos cedeu, sem ônus, o galpão para as aulas práticas; graças a Jaymes Martins Junior, mentor e coordenador do curso; graças também, aos professores-Instrutores, vindos de Contagem e Belo Horizonte, que, apesar das suas inúmeras ocupações, nos cederam cada um, um sábado por mês. E, finalmente, graças à Direção da Escola Estadual Alvino Alcântara Fernandes, na pessoa da Senhora Noêmea.

Como a ONG Palha de Milho tem a educação como uma de suas metas, nada melhor do que uma parceria com a Escola Estadual Alvino Alcântara Fernandes, de Serra Azul, onde será ministrada a parte acadêmica (teórica). Só que, para entrar no curso, o aluno deve estar terminando o Ensino Médio: segundo e terceiro anos. Por quê? Para não corrermos o risco de qualificarmos profissionalmente o jovem, ele achar que isso é bastante e abandonar os estudos.

Ao concluir o curso, os alunos serão treinados para a chegada ao mercado de trabalho pela Martins Guerra Consultoria, de Contagem. (É esta empresa que treina e seleciona o pessoal que trabalha na AmBev, de Juatuba).

Em sua sede, na Comunidade de Jardim, a ONG continua oferecendo cursos de artesanato, informática, música, alfabetização de adultos e propiciando o acesso à internet, além de uma mini-biblioteca.

Com uma diretoria composta por muitos e dinâmicos jovens, vários deles egressos de cursos do CEDAF (Florestal), nossa ONG, podemos assim dizer, já tem a Universidade Federal de Viçosa como parceira. O Professor Fernando Lemos, por exemplo, pós-doutorado em Engenharia Agrícola e Ambiental – entre outros cursos – é associado e até já incluiu nossa ONG em projetos da UFV.

Quando algo dura pouco, dizemos que é “fogo de palha”. Ma se viessem chamas da nossa Palha de Milho, certamente, elas serviriam para aquecer, ainda mais, o entusiasmo e a vontade de todos os voluntários envolvidos no Projeto. Quem viver verá.

Seguem abaixo algumas fotos do evento:

Maurício Junior, Presidente da ONG Palha de Milho

Prof. Gil, Prof. Fernando Lemos (UFV), e Dr. Júlio (benfeitor da ONG)

Professor Leonardo Martins que deu a primeira aula



Prof. Gil Martins

ONG PALHA DE MILHO